2 de Abril, 18:30: "Milk"

Realização: Gus Van Sant
Intérpretes: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin
Argumento: Dustin Lance Black
Fotografia: Harry Savides
Música: Danny Elfman
Origem: EUA 2009
Duração: 127'
Género: Drama biográfico

Em 1977, na cidade de S. Francisco, Harvey Milk tornou-se o primeiro político americano, abertamente "gay", a ser eleito para um cargo público. Vitória para todos os homossexuais, mas também para todos os que lutavam e lutam pelos direitos humanos.

Em 1978 é assassinado, por Dan White, um colega de município, o que Milk previu, deixando um testamento que se concretiza na voz em "off" utilizada ao longo do filme de Van Sant, um cineasta "gay", igualmente assumido.

Anote-se o facto, já referido, de o filme se contado por um morto, processo já utilizado por Billy Wilder no excelente "Saints at Boulevard" de 1950.

Dizem os críticos que "Sean Penn miraculosamente desaparece neste razoavelmente burlesco Milk que vai para Castro Street", isto é, para a Câmara de S. Francisco, como Capra enviou James Stewart / Mister Smith a Washington para pedir a palavra. Milk, uma vez eleito, ajudou à não concretização da preposição 6, que nos anos 70 quis impedir os homossexuais de serem professores.

Filme comovente, enriquecido com imagens de arquivo e pela experiência de Gus Van Sant adquirida nos seus filmes mais experimentais (Gerry - 2002, Elephant - 2003 Last Days - 2005), num olhar "somewhere over the rainbow" como cantava Judy Garland.

jm.

Sítio oficial
Trailer