5 Março, 19h: "Destruir Depois de Ler"

Realização: Joel e Ethan Cohen
Intérpretes: George Clooney, Frances McDormand, John Malkovich, Tilda Swinton, Brad Pitt
Argumento / Produção: Joel e Ethan Cohen
Fotografia: Emmanuel Lubezki
Música: Carter Burwell
Orgiem: EUA 2008 - 01H35'
Género: Comédia Negra

Com este filme fica completa a trilogia dos idiotas, começada com "Irmão, Onde Estás?" e continuada com "Crueldade Intorelável".

A história anda à volta de um CD, recolha de escaldantes memórias de um ex-analista da CIA, encontrado, casualmente, por um casal de patetas, doentes pela cultura física.

Na confusa rede de chantagem, mal-entendidos e muitos cadáveres, morre a cínica mulher do analísta, o seu amante, espião e sexómano e o idoso gerente de um ginásio.

Com uma encenação quase perfeita e um enredo de encher o olho (Markovich inquietante, Swinton autoritária, McDormand pereita, um Brad Pitt num impagável aparvalhado e finalmente um Clooney sem surpresas mas num registo muito puco habitual), Bunr After Reading pode parecer à primeira vista um hilariante divertimento. Mas, dentro dos gags a roçar o absurdo, bem temperado com eficientes doses de "veneno", adicionadas por mão de mestre, o filme conta uma outra história, muito ao gosto dos manos Cohen e onde a volência irrompe inesperadamente, como sempre.

Os chefes são ainda mais estúpidos do que os subordinados, todos atraiçoa, que a ética ou sombra dela está fora de circulação, pois o dinheiro e o "lefting" são os únicos créditos concotação.

É óbvio que em toda a história está latente ainda a paranóia e a incerteza, para além da teoria da conspiração omnipresente nos tempos actuais, bem como a crítica ao funcionamento burocrático dos serviços secretos, policiais e escalões político-diplomático-militares dos EUA, desde o fim da guerra fria e acentuada pelo pós 11 de Setembro.

Em Veneza, à pergunta "mas então, para vocês venceram os idiotas?", Joel e Ethan, depois de uma pausa de suspense, responderam com um seco "sim!" sem esboçarem qualquer sorriso.

jm.

Trailer